quarta-feira, 27 de março de 2013

Plano Diretor tem que, de fato, ser Participativo, diz Lino Peres, que participou de evento na UFSC

                                                                                                                      Foto: Rosane Berti
 
O vereador Lino Peres participou do I Seminário da Cidade de Florianópolis, promovido pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), órgão da Prefeitura Municipal, nos dias 25 e 26 de março, no qual destacou a necessidade urgente de o Executivo reunir-se com o Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor Participativo. Estava marcada reunião para quarta-feira da semana passada, mas o prefeito adiou o encontro.
Lino destacou, tanto no Seminário quanto na Sessão da Câmara de Vereadores no dia 26, que o Núcleo Gestor agrega representantes de diferentes segmentos sociais, e por isso deve assumir a coordenação central do processo de retomada do Plano Diretor.
Para o vereador, o Seminário, que se encerrou por volta das 21h45 de ontem, terça-feira, foi importante para que se conhecer a equipe técnica da Prefeitura que coordenará o processo de discussão do Plano Diretor e para se fazer uma avaliação com os presentes no evento, principalmente com boa parte dos representantes dos segmentos que compõem o Núcleo Gestor, sobre as condições de se retomar o Plano Diretor, interrompido com o término da gestão municipal anterior.  
O Seminário debateu os principais desafios urbanos para as cidades brasileiras, além das políticas específicas para o planejamento urbano e de meio ambiente em Florianópolis. Principalmente no segundo dia, 26/03, fez-se uma avaliação da atual situação técnica e política em que se encontra o processo de discussão e quais as dificuldades institucionais, técnicas, políticas e sociais para retomá-lo. Apontaram-se várias condições indispensáveis para que o processo de discussão seja reiniciado, indo desde as premissas e diretrizes conceituais até as condições de logística e infraestrutura para de fato funcionar um efetivo debate nos distritos e bairros, assim como nos diversos segmentos sociais, econômicos e acadêmicos do Plano Diretor.
O clima inicial do primeiro dia foi de desconfiança, pois principalmente as comunidades organizadas nos distritos e membros dos movimentos sociais estão muito receosos de que o processo possa ser retomado sem participação popular, depois de muita frustração com a administração anterior. Lembraram os presentes que dos seis anos, desde 2006, de discussão do PD, em três anos o Plano Diretor ficou restrito à esfera técnica, tanto com a empresa contratada CEPA como com os técnicos da Prefeitura. Portanto, assinalaram, se houve atraso, não foi por culpa das comunidades organizadas nos distritos e movimentos sociais.
Entre o final de 2008 até novembro de 2011, o processo participativo ficou interrompido. O Núcleo Gestor foi retomado nesta data e graças à ação junto ao Ministério Público, iniciativa encaminhada pela parte do Núcleo Gestor que ficou funcionando e que se autodenominou de Núcleo Gestor Municipal Auto-Convocado do Plano Diretor Participativo. O vereador Lino Peres fez parte deste agrupamento, representando a UFSC e depois o Floripa Acessível, entidade que representa as pessoas com deficiência e de cuja criação ele participou, antes das eleições passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário