domingo, 14 de abril de 2013

Lino reúne-se com o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental da prefeitura


O vereador Lino Peres reuniu-se com o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental da prefeitura, Rafael Hahne, na quinta-feira, dia 14 de abril, para tratar, a convite do secretário, da situação habitacional e urbana da capital catarinense.


Com base em sua experiência acadêmica de mais de vinte anos em atividades de pesquisa e extensão em diversas comunidades de baixa renda, tanto em Florianópolis como nos municípios vizinhos, destacando-se Monte Cristo, Panaia (bairro Carianos), Jardim Eldorado (Palhoça), Adão Reis e Vila do Arvoredo em Ingleses, Maciço do Morro da Cruz (Morro da Penitenciária e Mont Serrat), Ponta do Leal, entre outras, o vereador recebeu do secretário esclarecimentos sobre projetos e ações emergenciais nestas e em outras comunidades. Entre eles estão a Panaia, Vila do Arvoredo e Ponta do Leal, nas quais o professor desenvolveu projetos de extensão que tiveram, depois de muita mobilização das comunidades e trabalho comunitário, aceitação pelos prefeitos de Florianópolis na época, incorporando os projetos desenvolvidos pela comunidade e a universidade.

A finalidade deste encontro foi, também, buscar subsídios para a implementação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, recém aprovado no Conselho da Habitação do Município, e que deverá ser apreciado na Câmara Municipal de Florianópolis. O vereador, como professor, há muito tempo vem desenvolvendo projetos junto às comunidades, auxiliando-as a ter referências técnicas diante das gestões municipais muitas vezes insensíveis a um desenho e gestão participativos de construção de habitações que coloquem como protagonistas os moradores de localidades para as quais a prefeitura destinou os programas habitacionais, como foram o Habitar Brasil e Habitar Brasil – BID no final dos anos 90, e as obras do PAC a partir de 2008. Esse programa ainda em avaliação e o vereador está solicitando informações à prefeitura para um debate público, através de Audiência Pública, sobre a qualidade das obras e a forma como foram aplicados os recursos do PAC.

 

Preocupado com a situação do programa “Minha Casa, Minha Vida” e outros programas federais e estaduais, o vereador destaca que, pelo alto preço da terra urbana, principalmente na parte insular de Florianópolis, os prefeitos da Capital até hoje não tiveram um programa efetivo e integral para resolver o problema do déficit e carência habitacionais. O que se implantou até hoje foram programas pontuais e sem continuidade de gestão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário