domingo, 14 de julho de 2013

Câmara Municipal aprovou Parque do Maciço do Morro da Cruz

Depois de sete anos tramitando na Câmara Municipal de Florianópolis, foi aprovado por unanimidade o Parque do Maciço do Morro da Cruz. A proposta tramitou de forma breve pela Comissão de Meio Ambiente e houve consulta às lideranças da localidade. O gabinete do vereador Lino Peres acompanhou o pleito das comunidades do Maciço do Morro da Cruz, através de diversas reuniões no local e no próprio gabinete, visitando o Parque em maio passado, com os membros da Comissão do Meio Ambiente.
Para Lino Peres, esta aprovação foi histórica e permite agora levar a cabo um Plano de Manejo para esta localidade, junto com as obras do PAC – boa parte financiada pelo governo Lula e implantada na gestão municipal passada, carecendo ainda de conclusão e ampla avaliação por parte das comunidades locais.
O vereador destaca a necessidade de participação ampla dessas comunidades na gestão do Parque e de integração do Parque com o entorno, onde vivem 17 comunidades, com mais de 30 mil pessoas. No entanto, ele chama a atenção para o fato de que o projeto aprovado, agora Lei, mantém a estrutura das emissoras de televisão e de rádio com suas antenas na região. Em sua opinião, somente as antenas deveriam permanecer no local, transferindo as instalações das emissoras para outro local, fora do Maciço do Morro da Cruz, como ocorre com a TV Barriga Verde, que se localiza no bairro Pantanal.
Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) deve ser implementado para que incluam contrapartidas ambientais por parte das emissoras residentes, há décadas localizadas nesta região central da cidade. Deve-se, também, comenta o vereador, integrar o Parque com o tecido de vias, as poucas áreas verdes e espaços comunitários, fazendo com que se possa reconstituir, aos poucos, a capa vegetal e a flora antigas desta região, criando corredores verdes que atraiam a fauna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário