quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pedro Uczai participa de reunião sobre terras indígenas e quilombolas


O deputado federal Pedro Uczai esteve no gabinete de  Lino Peres na tarde desta terça-feira, dia 30 de julho, quando participou de uma reunião com apoiadores do mandato do vereador, Cristiano Karai Xondaro Mariotto, secretário da Comissão Nhemongueta de Caciques Guaranis do Estado de Santa Catarina, e Lurdinha Mina, coordenadora do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina (MNU/SC). Os representantes das questões indígenas e do movimento negro no estado repassaram ao deputado questões importantes para serem encaminhadas à esfera federal.

Pedro Uczai recebeu um documento de Cristiano Mariotto em que o indígena destaca o descaso com os direitos elementares assegurados constitucionalmente aos índios e com os tratados internacionais - o de São José, de Direitos Humanos, e o 169, da Organização Internacional do Trabalho; o consentimento da Portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União), que presume a revisão das terras homologadas, provocando insegurança jurídica ad eternum (para sempre) no caso das homologações agendadas; a  cômoda tramitação da PEC 215, que libera o executivo da responsabilidade de demarcação das terras indígenas, tradicionais e de proteção ambiental permanente; a permissão da deterioração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); e o rompimento de processos demarcatórios e homologações em trâmite.

Com relação ao MNU, foi encaminhada a questão da titulação das comunidades, como os laudos antropológicos, que dizem respeito a aceleração dos processos para que o Incra possa encaminhar o relatório técnico como peça fundamental para a titulação do território. Também foi solicitado ao deputado que encaminhasse junto à coordenação estadual do Pronatec o Pronacampo Quilombola, que refere-se à formação técnica específica para a população quilombola.

Lurdinha Mina pediu ainda que Uczai agendasse uma reunião com Roberto Vicentin, presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), para tratar do conflito da comunidade remanescente do Quilombo de São Roque e da sobreposição dos parques Aparados da Serra e Serra Geral, onde houve um retrocesso na posição do ICMBio sobre o reassentamento da comunidade que vive nessa região. (Nota da Assessoria de Comunicação/Rosane Berti MTb.7926)

Nenhum comentário:

Postar um comentário