domingo, 14 de julho de 2013

Trabalhadores vão às ruas com lutas unificadas








O vereador Lino Peres, em duas diferentes manifestações na Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores, enfatizou a importância das mobilizações no Dia Nacional de Lutas, em 11 de julho, construído de forma unificada pelas Centrais Sindicais e movimentos sociais, com o Movimento Passe Livre (MPL) e a Frente de Luta pelo Transporte Público, com pautas conjuntas e históricas dos trabalhadores. O mandato participou do Ato, que teve a passeata iniciada na frente da Assembleia Legislativa e finalizada no Terminal Central de Florianópolis (Ticen). 
A manifestação no Ticen encerrou com um “catracaço”, onde, em função de um incidente, duas pessoas foram detidas, uma delas o apoiador do mandato Cristiano Mariotto, Índio, que teve lesões por causa dos golpes dados por policiais militares e, depois de ter sido encaminhado à 1º Delegacia de Polícia da Capital, precisou de atendimento hospitalar. Lino, com a Assessoria Jurídica do mandato, esteve com Índio, que é da etnia guarani, na delegacia e no hospital. O mandato acompanhará o desdobramento do inquérito policial, visto que, como já ocorreu em outras manifestações, há vários casos como esse, de criminalização da luta social, e acompanhará a avaliação do Movimento Passe Livre e da Frente de Luta pelo Transporte Público em relação ao ocorrido.
Apesar desse fato, o Dia Nacional de Lutas em Florianópolis e em outras cidades brasileiras chamou a atenção da sociedade para as pautas históricas dos trabalhadores, como a redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos, o aumento nos investimentos da saúde pública e educação, a redução da jornada de trabalho, a luta pela democratização dos meios de comunicação, posição contrária ao Projeto de Lei 4330/2004, que trata da terceirização e vai afetar trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público, pelo fim dos leilões de petróleo, pelo fim do fator previdenciário e a favor da reforma agrária. A reforma urbana e os direitos de povos indígenas e quilombolas também estavam entre as reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário