quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Gabinete acompanha caso de racismo do Hospital Nereu Ramos


O vereador Lino Peres e sua assessora Vanda Pinedo estiveram no Hospital Nereu Ramos, na tarde desta quinta-feira, 08 de agosto, durante a reunião do SindSaúde com os servidores, sobre o caso de racismo contra uma funcionária de serviços gerais, ocorrido naquele local na última segunda-feira, 05 de agosto. Também estiveram no local, Geruse Romão, que representa o Fórum da Educação e Diversidade, e José Ribeiro, do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes.
Após conversa com os servidores sobre a importância de se manterem unidos na defesa dos direitos da funcionária e no fortalecimento da luta de combate ao racismo, todos se dirigiram à direção do hospital a fim de dialogar e intervir sobre a situação, uma vez que Anadir, a vítima, foi transferida de função e de local de trabalho. O diretor não estava e a reunião foi transferida e já foi confirmada para esta sexta-feira, 09 de agosto, às 10h30.

Fato
Na última segunda-feira, uma pessoa que trabalha como voluntaria, solicitou à funcionária, terceirizada, que desempenha funções de serviços gerais, que não mais realizasse esse trabalho em sua sala e não mais entrasse lá por ser negra.
A chefia do setor no hospital, ao invés de considerar o ato como racista e de tomar as atitudes cabíveis com a voluntária, cedeu à postura racista e ainda transferiu a funcionária terceirizada, deixando-a “sem posto”, ou seja, como volante. A funcionária que sofreu a agressão racista registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, na terça-feira, dia 6 de agosto, e está sendo acompanhada juridicamente pelo SindSaúde. (Nota da Assessoria de Comunicação/Rosane Berti MTB.7926)


Nenhum comentário:

Postar um comentário