segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ato dos Profissionais de Educação denuncia TCE-SC






Um Ato Público dos Trabalhadores da Educação no Estado de Santa Catarina reuniu manifestantes, na quarta-feira, 09 de outubro, às 15h, na Praça Tancredo Neves. A categoria reivindica principalmente o cumprimento do acordo do fim da greve de 2011, com pagamento integral do Piso Salarial Nacional, 1/3 de hora/atividade, a recomposição da tabela salarial, achatada com o golpe do governo à educação em 2011, e concurso público para todas as áreas. É o que se espera para este 15 de outubro, Dia do Professor.


Um dos pontos fortes do ato público foi a denúncia de conivência do Tribunal de Contas do Estado com os desmandos do Governo Colombo. Em 2011, ao final da greve, quando se esperava o cumprimento dos acordos feitos à categoria através da direção do SINTE-SC, o governo Colombo optou por manipular os dados, incluindo novamente pagamento de inativos para chegar ao comprometimento do estado com a educação, de 26,57%, quando na verdade aplicou apenas 22,35%. O resultado foi um desvios de R$ 1,25 bilhões da pasta da educação no estado.

Início da campanha salarial em Santa Catarina, a mobilização chama a atenção para a descaracterização da implantação do Piso Salarial Nacional por diversos governadores. No Rio de Janeiro, por exemplo, a greve, coordenada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) daquele estado, visa garantir a implantação integral do piso como garantia da dignidade dos profissionais da área.

Em Santa Catarina, a categoria entende que o maior presente seria seu governante pagar salários dignos aos seus profissionais, o direito de trabalharem em espaço seguro ao desenvolvimento da prática educacional, a formação continuada, concurso público para os profissionais responsáveis por formações futuras de qualquer cidadão/ã, e educação de qualidade à sociedade.

Atualmente, ao contrário do que deveríamos, temos governos alinhados aos projetos de sustentação do modelo de produção, com base na exploração. Assim sendo, quanto menos informação melhor para dominar as classes. Nesta visão, estamos alijando das gerações o direito da educação pública de qualidade, tanto no âmbito do ensino fundamental, como do médio ou superior.

Quem sabe no dia 15 de outubro, Dia do Professor, o governo do estado terá algo de positivo a dizer a esses profissionais, como: Parabéns por trabalhar em escolas sem bibliotecas, sem quadras de esportes, sem áreas de lazer, sem salas operacionais. Parabéns por ser a maior categoria do estado com doenças comportamentais (stress, depressão) fruto da sobre carga pelos baixos salários, pelas múltiplas violências vividas.

O que resta à categoria é a luta, mas não é possível lutar e protestar, porque a polícia é chamada para impedir, à força, o que as manifestações querem evidenciar. Ainda assim, os professores lutarão, pois é esse o exemplo a deixar para quem recebe o conhecimento, o aprendizado. Os professores estaduais de Santa Catarina e o gabinete do vereador Lino Peres apoiam os profissionais da Educação do Rio de Janeiro também pela coragem, determinação e persistência. (Assessoria de Comunicação do Mandato/Rosane Berti MTb. 7926)

Nenhum comentário:

Postar um comentário