segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gabinete visita nova Casa de Passagem





O vereador Lino Peres e a assessora Vanda Pinedo conheceram, nesta sexta-feira, 11 de outubro, a Casa de Passagem do município, para onde serão levadas mulheres vítimas de violência doméstica em Florianópolis. Inaugurado recentemente, o local dispõe de estrutura mínima para atendimento, mas a fragilidade da segurança externa é evidente, embora o objetivo seja criar lares itinerantes para “garantir” que os companheiros (maridos, namorados, etc.) não descubram onde elas estão abrigadas. A Casa de Passagem não pode ter seu endereço divulgado.
A visita de Lino ao local foi acompanhada pela psicóloga Luciene Bambini, pela gerente do setor de Alta Complexidade, da Secretaria de Assistência Social, Joana Sá Fortes Régis e pela educadora Sônia Coelho. De acordo com elas, o objetivo é ter uma casa onde as frequentadoras possam participar de todos os afazeres. A proposta também é, futuramente, oferecer cursos às mulheres.
A representante do Movimento Mulheres Trabalhadoras Urbanas também esteve presente para conhecer o local, onde até o final do ano serão servidas apenas marmitas como alimentação. Só em 2014 é que será aberta licitação para contração de cozinheira. O local tem capacidade para 20 mulheres e dispõe de um chuveiro, dois wc, o que é insuficiente se considerado este número de mulheres e com possibilidade de estarem com seus filhos, lavanderia, e 20 leitos.
Atualmente, a região do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, é apontada como a mais que tem os índices mais altos em violência doméstica. Os espaços de acolhimento, atendimento social, psicológico e orientação jurídica podem ser conseguidos pelas vítimas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV). Telefone 3224.7373.
Visitou-se, também a Delegacia da Mulher, cujo cárcere está interditado por problema de higiene. Há vários problemas de precarização deste tão importante órgão de segurança de acolhimento da mulher vítima de violência doméstica e que devem ser avaliados e para os quais tomar-se providências cabíveis. (Assessoria de Comunicação do Mandato/Rosane Berti MTb.7926)


Nenhum comentário:

Postar um comentário